Benvindo(a) ao meu blogue!

Ao serviço do ensino...

segunda-feira, 15 de março de 2010

Novas funcionalidades no Blogue

Tem sido várias as funcionalidades implementadas neste blogue, a última foi um script que permite a leitura do conteúdo do post.

Em seguida um pequeno resumo de cada implementação feita neste blogue, desfrutem de cada uma delas:

terça-feira, 9 de março de 2010

Lembra-se do hi5 ? Agora é uma rede de jogo online…

Segundo as últimas estatísticas, o hi5 continua a ser a rede social mais visitada pelos portugueses. Em 2009, registou mais de 3 milhões de utilizadores únicos mais 800 mil do que o Facebook.

A importância das redes sociais, quando realmente precisamos…

Em certas ocasiões, os minutos entre o acontecimento do facto e a transmissão deste são deveras importantes. São vários os factores que dificultam a realização de actividades de auxílio, sejam eles a distância, mobilidade, ausência de comunicação, etc. E no caso de situações mais difíceis, com maiores impactos, o papel dessas informações torna-se crucial. Relativamente, aumentam as dificuldades para a transmissão e auxílio.

Mas o que move o ser humano é a força de vontade, e é dela que vem o impulso à participação, mesmo sabendo que as condições são desfavoráveis. Foi exactamente isso que aconteceu, por exemplo, minutos após a tragédia no Arquipélago da Madeira.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Google adquire DocVerse

A Internet é a melhor forma de partilhar conteúdo e colaborar com outras pessoas. No que toca a aplicações de produtividade o Google Docs é sem dúvida uma excelente ferramenta que tem ajudado milhares de pessoas a completar os seus documentos.

Para complementar o serviço, o Google acaba de anunciar a sua ultima aquisição no seu blog oficial, a ferramenta DocVerse.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Projectos típicos da Web 2.0 - Novo site

Como o Blogger, é limitado em vários aspectos, tive que criar um novo site, conseguindo assim que funciona-se um determinado script.
Este trabalho de recolha tem como objectivo único a indexação de vários projectos típicos da Web 2.0.
Até ao momento o site tem 10 referências, de uma lista de 112 sites (lista esta que vai aumentando). 
Esse site, será actualizado regularmente, com novas entradas, para isso tenho de trabalhar as novas imagens e o código html, o que demora algum tempo ...



sábado, 6 de fevereiro de 2010

Facebook: seis anos, 400 milhões de utilizadores e novidades

Simplificação da página principal e novas aplicações marcam «nova era»

O fenómeno da Internet «Facebook» comemora esta semana seis anos de existência e já divulgou um novo recorde: 400 milhões de utilizadores, além de uma nova homepage

A rede social consegui conquistar 50 milhões de utilizadores só nos últimos dois meses e estima agora chegar aos 400 milhões de utilizadores em todo o mundo. Em Dezembro último, o CEO da rede social, Mark Zuckerberg, anunciou que o site tinha atingido 350 milhões de pessoas registradas. 

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Redes sociais criarão nova geração de aplicativos de negócio

Áreas nas quais aplicações teriam mais chances de sucesso são aquelas voltadas a monitoramento da marca e da reputação das empresas.
Qual será a próxima grande tendência em termos de aplicativos de negócio? Um relatório sobre as previsões para 2010, escrito pelo analista chefe da consultoria IDC, Frank Gens, aponta que deve surgir no mercado o conceito de aplicativo ‘socialytic’ (termo ainda sem tradução para o português). Trata-se de uma nova geração de soluções que utilizam as redes sociais e colaborativas para buscar informações relevantes para as empresas.

Nova rede social vira febre na internet

Podem falar o que quiser da internet, mas a grande rede está sempre com uma novidade no ar. A febre da vez atende pelo nome de Formspring.me. Para quem nunca ouviu falar, trata-se de um site de relacionamentos um pouquinho diferente de Orkut e companhia. Nele, você cria um perfil pessoal onde outros usuários podem te fazer perguntas aleatórias, anônimas ou não. Você também pode escolher se as responde ou deixa a pessoa no vácuo. O site tem a opção de ser integrado aos perfis de outras redes sociais, como Facebook, Twitter e Blooger. Além disso, é possível ainda fazer uma página personalizada e seguir as respostas de outros usuários.

Adolescentes escrevem livros inteiros em comunidade do Orkut

Douglas, 16, está escrevendo o último livro de sua trilogia. Maria Eugênia, 14, acaba de terminar o seu primeiro romance e já começou a redigir o segundo. Nilsen, 18, está revisando o seu livro de estreia e, enquanto não o publica, abastece seus leitores com contos.

Projecção aponta que 40% dos usuários do Twitter nunca tuitaram

Uma pesquisa divulgada pela empresa de análise em tráfego de internet RJMetrics indica que 40% da base de 75 milhões de usuários cadastrados no serviço de microblogs Twitter jamais tuitou. Deste total, de acordo com a empresa, considera-se a base ativa apenas 20% --ou por volta de 15 milhões de usuários que fazem uso intenso do serviço.

Google lança pesquisa social

Numa tentativa de melhorar a experiência do seu motor de busca, a Google vai permitir aos seus utilizadores criarem um perfil que lhes permita incluir nas suas buscas informação relevante encontrada nas suas redes sociais.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

tooio – Mantém-te em contacto

A Tooio é uma rede social móvel, esta startup Espanhola oferece aos seus utilizadores a possibilidade de saber onde se encontram os seus contactos baseado na posição que eles ocupam.

Peegly – partilha os teus sentimentos

Peegly é um projecto extremamente engraçado que permite aos utilizadores a partilha de pensamentos, sentimentos e emoções. 

Hoje em dia e apesar de viver-mos em sociedade, a solidão afecta grande parte das populações.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Bantora – Organizador de Eventos

O Bantora é um serviço gratuito, que oferece um organizador de eventos. Neste serviço, pode datar o evento, anunciar alguns dados sobre o evento e partilhar o seu evento com milhares de pessoas ou apenas aos seus amigos.

NameChk – Veja se o seu nick está disponivel em varios sites.

O NameChk é um serviço que lhe permite verificar o seu username em várias redes sociais, permitindo-lhe saber se este está em uso ou se ainda está disponível para registo.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Web 2.0 cresce em Portugal

De acordo com os resultados do estudo Netpanel da Marktest, entre os domínios que em Outubro mais aumentaram tanto em número de utilizadores como em páginas visitadas a partir do lar estão os relacionados com a Web 2.0.

Facebook causa ciúmes nas relações?!

Notícia - TV NET

O Facebook é uma das razões que pode levar ao aumento de ciúmes numa relação. Tudo porque observar o perfil do parceiro pode tornar-se um vício.
Estar em frente a um computador tornou-se cada vez mais uma presença constante no dia-a-dia. O problema é quando as tecnologias começam a interferir com os sentimentos. e gestos como este, o de navegar no Facebook faz tremer algumas relações.

Ferramentas da Web 2.0: Facebook

O Facebook é uma rede social. É um site onde cada pessoa pode ter o seu perfil, ou seja, os seus dados pessoais, as suas fotos, vídeos, links, notas, etc. Os membros desta rede social, como aliás de todas as outras, interagem entre si, visitando os perfis, fazendo amigos, estabelecendo contactos, deixando comentários, enviando mensagens entre si, numa palavra, comunicam.

domingo, 31 de janeiro de 2010

Ferramentas da Web 2.0: Twitter

Derivado de Tweet, que significa "piar", lembrando-se de um canto de um pássaro, o Twitter juntou a palavra "piar" com "escrever" (write), fazendo o site Twitter um lugar para você "piar" o que quiser.
O Twitter é uma comunidade formada em volta de uma pergunta “O que fazes neste instante?”.
A sua página inicial mostra as últimas mensagens colocadas de forma a saber o que a outra pessoa estava fazendo naquele preciso momento. Cada utilizador dispõe depois de uma página pessoal com as suas próprias mensagens.

Ferramentas da Web 2.0: Wikis

Wiki é uma aplicação web que permite que vários utilizadores possam construir documentos em conjunto e de forma colaborativa. É uma tecnologia fácil de utilizar a partir de um browser. O utilizador poderá então criar um documento ou editar um já existente, e por norma não existe qualquer revisão antes da publicação. Usadas na internet pública, essas páginas comunitárias geraram fenómenos como a Wikipedia, que é uma enciclopédia on-line escrita por leitores. Usadas em empresas, as wikis estão a se tornar uma maneira fácil de trocar ideias para um grupo de trabalhadores envolvido num projecto. Alguns Wikis obrigam, tal como no uso de um fórum, ao registo do utilizador.

Ferramentas da Web 2.0: Blogue

De baixo custo para publicação na web disponível para milhões de utilizadores, os blogues estão entre as primeiras ferramentas de Web 2.0 a serem usadas amplamente.
A grande diferença de um blogue para um site é que o blogue nunca está parado. Sempre tem conteúdo novo. Já um site pode manter os mesmos textos e o mesmo formato durante muito tempo (o blogue também, mas ninguém vai visitá-lo para ler o que ele falou sobre qualquer assunto escrito há duas décadas atrás).

Ferramentas da Web 2.0: RSS

O RSS, abreviação de "Really Simple Syndication" (Distribuição Realmente Simples), é uma maneira de distribuir informação por meio da internet que se tornou uma poderosa combinação de tecnologias "pull" - com as quais o utilizador da web solicita as informações que deseja - e tecnologias "push" - com as quais informações são enviadas a um utilzador automaticamente. O visitante de um site que funcione com RSS pode solicitar que as actualizações lhe sejam enviadas (processo conhecido como "assinando um feed").

Ferramentas da Web 2.0: Youtube

YouTube é um site que permite que seus utilizadores carreguem e compartilhem vídeos em formato digital.
O YouTube utiliza o formato Adobe Flash para disponibilizar o conteúdo.
É o mais popular site do tipo, devido à possibilidade de alojar quaisquer vídeos (excepto materiais protegidos por copyright, apesar deste material ser encontrado em abundância no sistema).

Ferramentas da Web 2.0

Há excelentes ferramentas Web 2.0 disponíveis gratuitamente (blog, wiki, fórum, podcast, vídeo, moodle, comunidades...) basta usar.
 
Todas as Ferramentas e Aplicativos da Web 2.0 podem ser encontrados em: 



Web 2.0 e Redes Sociais

Na definição do físico e escritor Fritjof Capra, "redes sociais são redes de comunicação que envolvem a linguagem simbólica, os limites culturais e as relações de poder". São ainda referidas na Wikipedia, a mais conhecida enciclopédia online, como “capazes de expressar ideias políticas e económicas inovadoras” e, consequentemente, são geradoras de novos valores, pensamentos e atitudes.  

Web 1.0 vs Web 2.0

No primeiro momento, a nomenclatura usada para diferenciar as duas fases da rede mundial nos leva a pensar sobre potência. A nossa cultura de consumo caracteriza os veículos populares, com menos potências, como os carros 1.0. Já os automóveis 2.0 possuem motores mais potentes, e geralmente com uma tecnologia mais avançada.

Web 2.0 – Conceito

Segundo o precursor do uso do termo Web 2.0, Tim O'Reilly, define que:

"Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva."

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes