Benvindo(a) ao meu blogue!

Ao serviço do ensino...

domingo, 31 de janeiro de 2010

Ferramentas da Web 2.0: Twitter

Derivado de Tweet, que significa "piar", lembrando-se de um canto de um pássaro, o Twitter juntou a palavra "piar" com "escrever" (write), fazendo o site Twitter um lugar para você "piar" o que quiser.
O Twitter é uma comunidade formada em volta de uma pergunta “O que fazes neste instante?”.
A sua página inicial mostra as últimas mensagens colocadas de forma a saber o que a outra pessoa estava fazendo naquele preciso momento. Cada utilizador dispõe depois de uma página pessoal com as suas próprias mensagens.

Ferramentas da Web 2.0: Wikis

Wiki é uma aplicação web que permite que vários utilizadores possam construir documentos em conjunto e de forma colaborativa. É uma tecnologia fácil de utilizar a partir de um browser. O utilizador poderá então criar um documento ou editar um já existente, e por norma não existe qualquer revisão antes da publicação. Usadas na internet pública, essas páginas comunitárias geraram fenómenos como a Wikipedia, que é uma enciclopédia on-line escrita por leitores. Usadas em empresas, as wikis estão a se tornar uma maneira fácil de trocar ideias para um grupo de trabalhadores envolvido num projecto. Alguns Wikis obrigam, tal como no uso de um fórum, ao registo do utilizador.

Ferramentas da Web 2.0: Blogue

De baixo custo para publicação na web disponível para milhões de utilizadores, os blogues estão entre as primeiras ferramentas de Web 2.0 a serem usadas amplamente.
A grande diferença de um blogue para um site é que o blogue nunca está parado. Sempre tem conteúdo novo. Já um site pode manter os mesmos textos e o mesmo formato durante muito tempo (o blogue também, mas ninguém vai visitá-lo para ler o que ele falou sobre qualquer assunto escrito há duas décadas atrás).

Ferramentas da Web 2.0: RSS

O RSS, abreviação de "Really Simple Syndication" (Distribuição Realmente Simples), é uma maneira de distribuir informação por meio da internet que se tornou uma poderosa combinação de tecnologias "pull" - com as quais o utilizador da web solicita as informações que deseja - e tecnologias "push" - com as quais informações são enviadas a um utilzador automaticamente. O visitante de um site que funcione com RSS pode solicitar que as actualizações lhe sejam enviadas (processo conhecido como "assinando um feed").

Ferramentas da Web 2.0: Youtube

YouTube é um site que permite que seus utilizadores carreguem e compartilhem vídeos em formato digital.
O YouTube utiliza o formato Adobe Flash para disponibilizar o conteúdo.
É o mais popular site do tipo, devido à possibilidade de alojar quaisquer vídeos (excepto materiais protegidos por copyright, apesar deste material ser encontrado em abundância no sistema).

Ferramentas da Web 2.0

Há excelentes ferramentas Web 2.0 disponíveis gratuitamente (blog, wiki, fórum, podcast, vídeo, moodle, comunidades...) basta usar.
 
Todas as Ferramentas e Aplicativos da Web 2.0 podem ser encontrados em: 



Web 2.0 e Redes Sociais

Na definição do físico e escritor Fritjof Capra, "redes sociais são redes de comunicação que envolvem a linguagem simbólica, os limites culturais e as relações de poder". São ainda referidas na Wikipedia, a mais conhecida enciclopédia online, como “capazes de expressar ideias políticas e económicas inovadoras” e, consequentemente, são geradoras de novos valores, pensamentos e atitudes.  

Web 1.0 vs Web 2.0

No primeiro momento, a nomenclatura usada para diferenciar as duas fases da rede mundial nos leva a pensar sobre potência. A nossa cultura de consumo caracteriza os veículos populares, com menos potências, como os carros 1.0. Já os automóveis 2.0 possuem motores mais potentes, e geralmente com uma tecnologia mais avançada.

Web 2.0 – Conceito

Segundo o precursor do uso do termo Web 2.0, Tim O'Reilly, define que:

"Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva."

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes